Como criar um jogo online (Atualizado)

Por Jhonny Costa


Já foi postado aqui no Blog e Web o tutorial de como criar site de jogos online, hoje você aprende como criar jogos online para colocá-los em seu website.

Se você ainda não tem um site de jogos, uma boa opção é fazer um com o AV Arcade, um sistema gratuito para criação de sites dinâmicos de jogos online.

Sites com tutoriais sobre o assunto

1. Fórum MXStudio: Uma área do site é exclusiva sobre criação de jogos em flash e ActionScript.
2. Emanuele Feronato: Blog interessante com ótimos tutoriais sobre o assunto.
3. Tile Based Games: Vários tutoriais sobre criação de mapas, bonecos e muito mais.
4. OutsideOfSociety: Oferece tutoriais com vários exemplos.
5. Tutorialized: Muitos tutoriais de como criar um jogo online ao melhor estilo plataforma e tiro.

Tutorais para criar jogos específicos

Os tutoriais abaixo são na maioria de sites em inglês. Você pode traduzi-los utilizando o Google Tradutor.

1. Forca: www.lukamaras.com/tutorials/actionscript/flash-hangman-game-tutorial
2. Cobra: www.strille.net/tutorials/snake
3. Terror: www.emanueleferonato.com/2007/09/26/create-a-survival-horror-game-in-flash..
4. Cartas: www.emanueleferonato.com/2007/12/30/guessnext-complete-flash-game
5. Corrida: www.gamesheep.com/free/flash-tutorials/1-flash-racing-game
6. Artilharia: www.emanueleferonato.com/2007/05/25/create-a-flash-artillery
7. Tiro Snipper: www.worldfaction.com/forums/showthread.php?t=63
8. Ovos: www.flepstudio.org/forum/tutorials/515-flash-game
9. Balloon Shooter: www.layoutgalaxy.com/html/htmnewletter47-page1
10. Tiro no espaço: www.webzo.org/tutorials/flash/space-shooter
11. Luta: www.how2flash.com/tutorials/Fighting%20Game
12. Bola: www.flash.0tutor.com/archive/109/Flash-dodge-ball-game
13. Sinuca: www.emanueleferonato.com/2008/01/05/complete-flash-pool-game-with-highscores
14. Tut: imusion.net/flashtut5
15. Bola: www.emanueleferonato.com/2007/06/14/create-a-flash-ball-game
16. Quebra Cabeça: www.actionscript.org/resources/articles/13/1/Jigsaw-Puzzle..

Tutoriais e sites interessantes sobre o assunto

1. Tutorial Básico de Jogos em Flash
2. Jogo em Flash para Celular
3. Jogos para iniciantes
4. Criação de jogos simples
5. Criação de jogos de adivinhação
6. GotoAndPlay.it: Site com vários tutoriais e exemplos.
7. ActionScript.org: Um outro excelente site do gênero.
8. gotoAndLearn: Idem ao anterior.
9. Tutorial para criação de Jogos de Tiro ao Alvo: Oferece ainda exemplos e o código completo.
10. Tutorial Jogo de plataforma em 3ª pessoa: Totalmente em português.
11. Programadores de jogos: Site é dedicado a todos os programadores de jogos.

Como criar um jogo online facilmente

Se você não quer aprender nem um código de programação ou ficar horas lendo tutoriais, uma boa opção é o Pictogame, um serviço muito simples, online e gratuito.

Para utilizá-lo basta crie uma conta, escolher o estilo do jogo (Sniper, Dança, Beijos, Halloween e Queda de Braço), fazer o upload de uma foto(rosto) e usar os pontos ao redor da foto para ajustar a área usada.

Clicando em “Preview” você visualiza a prévia de como ficou seu trabalho e clicando em “Save” salva sua produção.

Outras opções similares ao Pictogame são o My game e o Play my game.

Editor de jogos simplificado

O Playcrafter é um editor simples e gratuito para games em flash.

Para utilizar o serviço é só escolher um template e um modelo de jogo.Em seguida adicione os elementos desejados. Para ficar mais fácil, veja o vídeo tutorial:

Game de naves na moleza!

No Sploder você tem opções interessantes de criar jogos de robô e de nave facilmente.
Para iniciar o processo clique em “make game”, depois em Demo, escolha entre robôs ou naves e na área customizável insira inimigos, bombas e o que bem entender.
Outra boa opção é o Fyrebug, aliás, este possui uma maior variedade que o Sploder.

Continue lendo:

397 thoughts on “Como criar um jogo online (Atualizado)

  1. mas eu nao posso entrar no habbo porque minha mae e meu pai nao deixao mais eu entrar pq eles acham que os outros personagens falam palavrao demais

  2. Eu Tenho Experiencia Quem Criação de Jogos ^^
    Tipos: Habbo 2012 , Conquer2.0 , Trasformice , DDTank , Gta SanAndreas Multiplayer ( SAMP ) entre outros , e outras cooisas tbm ^^

    Estoou aqui Proporcionando meu Talento ú.u , Quero ser aceito num Blog
    Qual quer cooisa add MSN: cleitonsilva07@hotmail.com

    • é um jogo muito massa se vc aprender mexer vc vai ensinar muita gente o jogo e online mas para fazer ele ficar online vc presisa baixar o programa chamado hamachi

  3. eu queria fazer um site tipo club penguin assim onde agente cria avatares passeia pela ilha fais novos amigos compra roupas acessorios etc… pf me responda

  4. Pessoal,criar um jogo nao e assim como voces pensam,e muito complicado.Muitos aqui nao sabem nem escrever e querem criar algo?Uns moleques de 10 anos que nem sairam das fraldas e acham que sabem de tudo,tem que estudar muita linguagem de programaçao,como C++ ou Java e ainda saber usar uma egine grafica.E nao e assim da noite pro dia ou com dois cliques que irao conseguir.Vao estudar e crescer e depois voces criam algo.E cada um…

  5. Doutor dario inventou o biribol e eu moacir inventei o sapaquatico um esporte de disputa de condicionamento fisico e turistico pra nossa cidade e quem sabe pra imitar o “Quem fica em pé” pra birigui uma piscina e no meio um modelo de sapato onde o nadador entra dentro deste sapato e este sapato roda 360 graus e o tempo é o jogo enfim “Pise e rode” é um jogo pra internet e pra os clube da cidade tambem só querer.

  6. O biribol o sapaquatico e o birikaia são esportes bem sadio a saude e prinicipalmente pra deficientes fisicos melhor ainda só que seria uma piscina de tamanho ao dobro da normal 4/8 e sim 8/16 pra um biribol mais descontraido para 8 pessoas de cada lado por que este biribol oficial que existe que o doutor dario é o inventor deste esporte deveria fazer parte das olimpiadas de 2016 no rio de janeiro pra o mundo é essa a minha opinião.

  7. Bom! gente sou eu , BETA!! eu ja criei metades dos habbos q ezistem hoje! e se vcs n sabem vão ficar!! : queremdo saberrr kikkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Mandei para não sei onde sobre esse tal de imagem 3d onde sera que da pra fazer alguém assistindo a um de vídeo game quando derrepente aparece algue na tela e joga aGUA SERIA LEGAL ATÉ PERDERIA A JOGADO “pOR SER EM 3D JOGUE SE PUDER”.

  9. Esse site acima pessoal é o nome do habbo que eu quero criar! Mais só que eu não sei é muito difícil as questões eu só tenho apenas 10 anos por favor mim ajudem ? E eu irei criar esse habbo quando as pessoas entrarem o boneco já ser vip!

  10. quero criar um jogo de rpg de browser mais não consigo tento colocar no google mais eles colocam outros jogos jás criados me da uma raiva por favor me ajudem :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>